Já parou para pensar que tudo que o ser humano faz gera impactos? Um desses impactos é que diversos países vêm sofrendo as consequências das mudanças climáticas associadas ao aquecimento global. A migração de pessoas, principalmente de países mais pobres ocorre justamente por não possuírem meios de lidar com tais mudanças porque já possuem problemas demais. E o fato desses países não conseguirem lidar com isso, acarreta a migração dessas pessoas para lugares que sejam melhores para elas.
Essas pessoas não saem de seus países ou cidades porque querem, mas sim porque precisam (necessitam de recursos que não possuem onde estão). Essa migração forçada faz com que essas pessoas se tornem “refugiados ambientais”, que buscam sempre um lugar em que não temam por suas vidas e que tenham condições de vida adequada.
Estima-se que até 2050, as mudanças climáticas levarão 200 milhões de pessoas a deixarem suas cidades. Dados realmente críticos que pode nos levar a pensar como o aquecimento global afeta todas as esferas, não só a política, mas também as sociais, ambientais e econômicas.
Fonte: https://www.iberdrola.com/meio-ambiente/migracoes-climaticas
Será que realmente queremos um mundo onde tenhamos que viver como nômades para conseguir sobreviver?
Comments