O sol é classificado como uma estrela anã amarela, não por sua cor (pois ele é branco), mas por sua temperatura e luminosidade. E o conjunto das frequências de todas as ondas eletromagnéticas que ele emite é chamado de espectro solar. Por ser a estrela mais próxima da Terra, ele fornece a energia que precisamos para manter a vida aqui.
Esse é o espectro eletromagnético solar e da Terra, em que é perceptível a diferença relacionada aos comprimentos de onda:
Com isso, podemos ter ideia de como o balanço energético da Terra é formado. Antes da energia solar chegar na superfície terrestre, ela sofre reflexão, absorção ou refração. Dessa energia, 20 % são refletidos pelas nuvens e 6 % pela atmosfera, 16 % é absorvido pela atmosfera e 3 % pelas nuvens. Aí que ela atinge a superfície (55%), e disso, 4 % é refletida pela superfície terrestre e 51 % é absorvido pelo solo e pelos oceanos. A Terra então, deveria irradiar a mesma quantidade que absorve do Sol, mas não está sendo bem assim...
Essa energia não está voltando para o espaço pois está sendo absorvida pelos gases do efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, hexafluoreto de enxofre, Hidrofluorcarbonos e Perfluorcarbonos). O que gera o que chamamos de Aquecimento Global.
Fontes:
http://recursosolar.geodesign.com.br/Pages/Sol_Rad_Basic_RS.html https://www.ufjf.br/baccan/files/2011/05/Eferito-estufa-e-Radia%c3%a7%c3%a3o-Solar-UV-Vis.pdf https://www.preparaenem.com/fisica/espectro-solar.htm
Commentaires